quarta-feira, 31 de julho de 2013

O frio e a agricultura – Problemas na lavoura e a geada negra





Veja como o frio pode matar as plantações brasileiras



Assim como os humanos, as plantas também podem morrer com o frio. Todos os agricultores se previnem contra esse problema, mas em casos extremos, a Geada Negra pode ocasionar o final da lavoura. Mas o que é ela? Vamos à resposta.

Geada Negra não é em sentido estrito uma geada (resultante do congelamento do orvalho ou da umidade do ar) mas sim uma condição atmosférica que provoca o congelamento da parte interna da planta (da seiva); devido ao frio intenso, a planta fica escura, queimada e morre. As condições para a formação deste fenómeno ocorrem quando o ar é extremamente frio e também extremamente seco e o vento tem uma intensidade moderada a forte.

Ocorrências no Brasil

A Geada Negra de 1975 foi um fenômeno climático que ocorreu no Norte Pioneiro do estado brasileiro do Paraná na madrugada de 18 de julho daquele ano. As consequências para a economia do estado foram devastadores, pois dizimou a principal riqueza da região: a produção cafeeira. O fenômeno meteorológico da baixa temperatura cobriu quase todo o território paranaense, inclusive a capital, Curitiba, fato conhecido como A Nevasca de 1975.








Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!