terça-feira, 30 de julho de 2013

As diferenças de frio e sensação térmica





Sensação térmica é a temperatura virtual ou a combinação da temperatura com outros fatores meteorológicos, como o vento


A pele é umas das mais poderosas armas do corpo humano. É por ela que recebemos todas as sensações, desde as prazerosas, como as dolorosas. E como o frio não é diferente. É através da pele que ele é sentido.

Se o corpo está molhado, a sensação de frio é maior do que ele estando seco. Essas noções ainda aumentam com o vento.

Para nós, que vivemos em um país tropical, o conceito de sensação térmica pode até ser pouco importante e pouco conhecido, embora saibamos que a brisa e o vento nos refrescam. Porém, em países frios, o abaixamento de temperatura causado pelo vento pode provocar diversos problemas sérios à saúde. Como exemplo, podemos citar a hipotermia.

O termo sensação térmica se popularizou mais após a Segunda Guerra Mundial, com o fracasso de tropas alemãs na invasão à Rússia, durante seu inverno rigoroso. Com o registro, o exército americano criou um índice de avalição da sensação térmica relacionado à velocidade do vento. Esse índice se popularizou e passou a ser divulgado relacionado às temperaturas diárias.

Então, a sensação térmica é uma relação entre a temperatura ambiente e a velocidade do vento. Sendo assim, a temperatura ambiente é sempre diferente da sensação térmica. É por isso que várias pessoas sentem o frio com maior intensidade.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!