quarta-feira, 19 de junho de 2013

Colesterol total – como medir?







O que é: O colesterol total é a soma do colesterol HLD; LDL; VLDL e IDL. Ele é considerado alto e prejudicial à saúde quando seus valores são iguais ou superiores a 200mg/dl, a depender da faixa etária.

As causas do colesterol total alto são: Má alimentação, Sedentarismo, Idade, Tendência familiar, Sintomas do colesterol total alto.

O colesterol total alto não apresenta nenhum sintoma específico, mas pode-se suspeitar dele estar alto se o indivíduo estiver acima do peso ideal e não tiver uma boa alimentação.


O que fazer para baixar o colesterol total alto

Para baixar o colesterol total alto, o que se deve fazer é seguir uma dieta especial, na qual se evita o consumo de alimentos ricos em gordura, como carnes "gordas", manteiga e óleos e investe-se no consumo de alimentos de fácil digestão e pouco gordurosos, como as frutas, hortaliças, legumes crus, ou cozidos somente com sal, carnes magras e beber muita água.

Orienta-se, ainda, a prática regular de exercícios físicos moderados e, se o médico achar necessário, pode prescrever a medicamentos como Sinvastatina, Fluvastatina, Rozuvastatina, Pravastatina ou outro semelhante a estes, para o controle das dislipidemias.

Colesterol total na gravidez

Durante a gravidez é normal que os valores do colesterol total tenham um aumento de até 60%. Mas, para evitar exageros e diminuir os riscos para a saúde da mulher e do bebê, aconselha-se uma boa alimentação e a prática regular de exercícios leves, como caminhada, alongamentos ou natação, por exemplo.


Os valores de referência para o colesterol total são de:

200 mg/dl (até 29 anos)
225mg/dl (dos 30 aos 39 anos)
245mg/dl (dos 40 aos 49 anos)
265mg/dl (acima de 50 anos)

Valores iguais ou superiores a estes são considerados altos e devem ser tratados através de uma boa dieta, exercícios e, dependendo da gravidade, com o uso de medicamentos.

Fonte: www.tuasaúde.com



Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!