segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tudo sobre o Guaco






O guaco (mikania glomerata spreng.) é um tipo de planta medicinnal utilizado contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse, bronquite. A ciência já comprovou as propriedades medicinais do guaco e atestou seu efeito broncodilatador e expectorante. Possui compostos sesquiterpênicos, diterpênicos, estigmasterol, flavonoides, cumarinas, resina, tanino, saponina e guacosídeo. Pesquisas realizadas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovaram os efeitos do guaco contra o câncer, úlcera e afecção por microorganismos, além de prevenção da cárie e da placa bacteriana dos dentes.

Popularmente, o guaco continua sendo usado para tratar reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos. Reumatismo, infecções intestinais e cicatrizar ferimentos.

Dicas da vovó: o macerado das folhas é aplicado em forma de cataplasma sobre picadas de cobras e outros animais peçonhentos.

Contraindicações: é contraindicado para indivíduos com doenças no fígado, indivíduos que utilizam anticoagulantes e para crianças menores de 1 ano de idade.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!