quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tudo sobre a Jurubeba







A jurubeba é uma planta medicinal de sabor amargo, comum em quase todo o Brasil. Os nomes populares são: jurubeba, jurubeba-do-sul, jurubeba-velame, velame.

A medicina popular recomenda o seu chá como tônico cardiovascular, estimulante do apetite, do fígado (colagogo) e do baço, e contra problemas da digestão. É diurética, hipoglicemiante, antianêmica, febrífuga e cicatrizante. Boa também para a vesícula, azia, bronquite, catarro na bexiga, cistite, dispepsia, erisipela e hepatite, entre outros benefícios.

Há casos de utilizações da jurubeba em tratamento de afecções da pele, como  a acne.

Dicas da vovó: Estimula as funções digestivas e reduz a inchação do fígado e baço. É um remédio para hepatites crônicas, febre de intermites, tumores abdominais e uterinos, e hidropisia.

Contraindicações: Doses acima das recomendadas e por períodos longos podem causar intoxicação, náuseas, vômitos, diarreia, cólicas, abdominais, confusão mental, edema cerebral e morte.

A infusão do seu caule e da sua raiz em álcool de cana (cachaça) é popularmente utilizada como aperitivo e como digestivo.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!