sábado, 2 de março de 2013

Conhecendo todas as vitaminas






Saiba quais vitaminas existem, como elas atuam e quais seus benefícios

Você sabe o que são aas vitaminas? Quais nosso corpo produz? Para que servem? Onde encontrá-las? Se ainda não veja abaixo uma sequência de textos sobre elas, em especial do Proporção de Vida.

As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos essenciais para o funcionamento do metabolismo. A falta (ou o desequilíbrio) de vitaminas no corpo é chamada de hipovitaminose ou avitaminose. O excesso também pode trazer problemas. No caso das vitaminas lipossolúveis, de mais difícil eliminação, é chamado de hipervitaminose.



Atualmente é reconhecido que os seres humanos necessitam de 13 vitaminas diferentes, sabendo que o nosso organismo só produz a vitamina D. O nome vitamina foi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em1992, baseado na palavra latina vita (vida) e no sufixo – amina (aminas vitais ou aminas da vida).

Foi usada inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro o nome se manteve.

As vitaminas são classificadas em dois grupos: quando solúveis em gorduras, são chamadas de lipossolúveis e a sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos.

São as vitaminas A, D, E e K. As solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B e a vitamina C.

Essas não são acumuladas em altas doses no organismo, sendo eliminadas pela urina. Necessita-se de uma ingestão quase diária para a reposição dessas vitaminas. Algumas vitaminas do complexo B podem ser encontradas como cofatores de enzimas, desempenhando a função de coenzimas.

Apesar de precisarem ser consumidas em pequenas quantidades, se houver deficiência, estas podem provocar doenças específicas, como escorbuto, beribéri, raquitismo e xeroftalmia. São encontradas em derivados do leite, folhas verdes, frutas e óleos.

Veja abaixo uma lista de informações sobre as vitaminas, determinadas em textos especiais sobre temas distintos.
















Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!