terça-feira, 26 de junho de 2012

Tudo sobre a SEMENTE DE ABÓBORA - emagrecimento, benefícios






Texto mostra o que é a semente de abóbora, destacando benefícios, contra-indicações, modos de usar e onde comprar. Será que semente de abóbora emagrece? Veja a seguir.

Dizem que a abóbora é oriunda do Oriente Médio e Américas. Com o passar dos anos ela foi sendo cultivada em todo o mundo e hoje não existem locais com restrição deste alimento. Ela é originária de climas quentes.

Como seu cultivo é comum, existem vários tipos de abóboras, pois elas vão se diferenciando de acordo com o ambiente e condições em que são produzidas.

Aos poucos, com a evolução humana, ela foi destinada também para uso medicinal. Os primeiros a conhecerem suas propriedades foram os chineses, no combate a parasitas intestinais.

E é naquilo que se jogava fora que estão as principais qualidades, na semente da abóbora.

Benefícios da Semente da Abóbora.

Pode-se dizer que a semente é rica em cucurbitacina, uma substância que tem propriedades antiinflamatórias. Ela ajuda no combate a doenças de próstata e também melhora o trabalho do sistema urinário.

Veja mais benefícios da semente de abóbora:

Saúde do coração – a semente de abóbora previne doenças cardiovasculares, além de combater o colesterol e reduzir também os triglicerídeos. Isso se dá ao Omega-9, presente no alimento.

Constipação intestinal – Elas tem grande teor de fibras, o que influencia no fluxo intestinal. Ela combate a contraprisão. Ela elimina substâncias tóxicas do organismo.

Saúde dos olhos – Ela tem vitamina A, o que ajuda a saúde dos olhos e previne doenças de degeneração macular.

A Pele – por riqueza em vitamina E, ela age como antioxidante, ou seja, a pele fica melhor, com tecidos mais vivos, prevenindo o envelhecimento.

Vermífugo natural – Devido a cucurbitacina, presente na semente.

A cucurbitacina, também lhe confere propriedades antiinflamatórias, prevenindo doenças na próstata e no trato urinário.

Sistema imunológico – como possui zinco, a semente fortalece o sistema imunológico, o que faz as pessoas se sentirem mais dispostas e serem menos propícias a adoecerem.

Depressão – O triptofano existente na semente de abóbora é diretamente relacionado ao bem estar. Sabe-se que o consumo dela melhor o humor das pessoas e ajuda no combate a depressão.

Contra indicações da abóbora e da semente de abóbora.

A semente de abóbora não tem contra indicações. Ela pode ser consumida por todas as faixas etárias, desde crianças, até os mais idosos, inclusive gestantes.

Como consumir a semente de abóbora?

Nutricionistas indicam que o consumo da semente de abóbora precisa ser fresco e ela estando crua, independente de estar ou não sem casca. A semente torrada não apresenta o mesmo valor terapêutico. Como tudo na vida, nada é bom em excesso. A dica é sempre consultar um médico de confiança, para ele lhe indicar as dosagens de tudo.

Semente de abóbora emagrece?

Sim. Muitas pessoas usam a farinha de semente de abóbora para o emagrecimento. Basicamente, a semente de abóbora atua reduzindo a fome. Assim a pessoa que a consome, acaba comendo menos. Se o cardápio for saudável, melhor ainda. Ela também ajuda na regulagem do intestino, por isso, o organismo fica mais saudável.

Como consumir a semente de abóbora?

O segredo é ingerir, cerca de 30g por dia (Vale sempre consultar um médico). Essa semente pode estar em farinha, misturada a saladas e também batidas com algumas frutas. O ideal é a pessoa consumia crua, como já citado, sem triturar o alterá-la, antes das refeições.

Receita Saudável com semente de abóbora.

Semente de abóbora assada: Para 4 pessoas.

Ingredientes
1 xícara (140 g) de sementes de abóbora
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher ( chá) de sal ou a gosto

Modo de preparo

Prep: 10 min      | Cozimento: 15 min
1. Preaqueça o forno a 140 ºC. Forre uma assadeira com papel vegetal ou papel alumínio.
2. Em água corrente, lave e limpe as sementes de abóbora, remova qualquer parte de abóbora que esteja aderida às sementes. Seque as sementes e coloque-as em uma vasilha. Misture as sementes com o azeite e o sal. Transfira as sementes para o tabuleiro forrado, bem espalhadas.
3. Asse por 15 minutos, ou até que as sementes comecem a abrir. Retire do forno e deixe-as esfriando antes de servir.

Essa receita foi indicada pelo site Allrecipes.com.br

Vídeos sobre a semente de abóbora.

Receba por e-mail