quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dieta Cetogênica




O que é dieta cetogênica?

Cetoacidose. Essa palavra representa um fenômeno:

As células orgânicas não utilizam a glicose como fonte de energia ou ainda quando a glicose do sangue não é aproveitada (por falta de insulina). Consequentemente, essas células queimam gordura, a chamada liberação de cetonios.

No caso da dieta cetogênica, será realizado um controle alimentar que ocasionará em uma cetoacidose induzida.

Características da dieta cetogêncica.

Para começar uma dieta dessas, a pessoas precisa ficar de 24 a 48 horas em jejum. É o  tempo necessário para alcançar um estado cetogênico. Inicia-se, então, uma dieta com altíssimo teor de lipídeos e baixa proporção de carboidratos (massas, cereais, doces, farinhas, arroz, pães) e oferta de proteínas até 1g por kg de peso. Por exemplo, uma pessoa que pesa 60 Kg poderia comer no dia todo apenas 60 g de proteínas.

A alimentação se baseia em maionese, creme-de-leite, óleos e gorduras vegetais, saindo completamente do padrão alimentar do brasileiro (o que traz uma enorme dificuldade de aceitação e adaptação à mesma) e também de uma recomendação de dieta equilibrada e saudável.

Alimentos proibidos.

CEREAIS: arroz, trigo, milho, feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, amendoim,

FRUTAS: Todas, exceto o limão.

TUBÉRCULOS: batatinha, batata-doce, batata salsa, mandioca, cenoura, beterraba.

AÇUCARES: sacarose, glicose, lactose, maltose, frutose ou levulose .

OUTROS: Leite, bolacha, farinha e seus derivados, mel, melado, geléia real, cerveja, lêvedo de cerveja, apresuntado, maisena, macarrão, doce, iogurte, pudim, achocolatados.

Alimentos liberados

Requeijão sem 0% de carboidrato. Creme de leite, bacon, ovos, lingüiça de porco, carnes de peixe, frango, porco e gado, presunto cozido, queijo em geral (qualquer tipo de queijo), nata, frutos do mar em geral.
* Alimentos industrializados, conservas, hambúrgueres, salsichas, enlatados, e produtos dietéticos que estejam descritos em seus rótulos sem carboidratos e açúcares, podem ser consumidos.
* 2 castanhas do pará ou 3 Nozes ou 4 amêndoas no máximo por dia. Depois dos dois primeiros dias.
* Até 2 colheres de sopa de linhaça triturada ou outra semente como a quínoa.
VERDURAS E LEGUMES.

Repolho, alface, tomate ( nos primeiros 15 dias com moderação), couve-flor, couve, brócolis, pimenta, cebola, pepino, abobrinha, limão, quiabo, nabo, rabanete, acelga, jiló, salsão, chicória, escarola, palmito, berinjela, azeitona, pimentão e salsa.

BEBIDAS LIBERADAS

Água, chás, Café, refrigerante dietético(com muita moderação, limonada e sucos zero açúcar (tipo Clight).

Graças a uma dúvida da Larissa descobri que adoçante mais indicado seria o que contém aspartame (finn, zerocal em pó (imagem ao lado) , gold, aspasweet, cristaldiet), pois é produzido a partir de duas proteínas naturais presentes em vários alimentos.

Depois de 15 dias você pode acrescentar UMA fruta por dia.

BEBA MUITA ÁGUA, CHÁ VERDE, CHÁ BRANCO, chás de sua preferência, mas sem adição de açúcar.




Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!