sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Tudo sobre Lupus



Lady Gag é portadora da doença
e prova que o sucesso e bem
viver independem da doença,
que mesmo sem cura, pode
ser controlada.
No Brasil, segundo estimativas, existem mais de 100 tipos de doenças reumáticas. Isso sem envolver números mundiais. Em meio a tantas doenças, os especialistas tem cada vez mais dificuldades para conseguir diagnósticos precisos.

Dentre todas essas doenças, o Proporção de Vida trará um post sobre a Lupus, doença reumática tida como rara, mas que muita gente possui e não sabe.



Segundo o Médico Luis Carlos La Torre, especialista no assunto, a Lupus é um dos tipos do que se denomina reumatismo. Ela se caracteriza com a produção de anticorpus “maus”, ou seja, produz anticorpus contra proteínas próprias do organismo, o que acaba agredindo a pessoa, que pode manifestar a doença de diversas maneiras. “Ela se manifesta visivelmente nos ossos, atacando também articulações e a pele”, salienta.

Sintomas do Lupos.

A lupos geralmente ela acontece com maior freqüência em indivíduos jovens. Seus sintomas são as dores, principalmente nas articulações, como joelhos, tornozelos, pulsos e dedos das mãos. O inchaço também é algo bastante visível em portadores de lupus. Além desses sintomas, manchas na pele, estrias de cor avermelhada, forte queda de cabelo dentre outras.


Os sintomas da lupus são vários. No entanto, se todos forem descritos aqui, qualquer pessoas terá a doença, visto que já passaram por algumas das probabilidades. Ficam acima então os principais.

Tratamento para o lupus.

Segundo o médico Luis Carlos, o lupus não tem cura. No entanto isso não elimina a necessidade de tratamento. “Apesar de o lupus não ter cura, uma série de tratamentos podem ser feitos para que a doença seja controlada e a pessoa tenha uma vida normal”, conta.

O fundamental para o controle é o diagnóstico precoce. Ele permite que a doença seja combatida no seu começo e a pessoa não tenha perdas visíveis em seus movimentos.

Quanto a medicação, o médico é a pessoa mais indicada para lhe falar disso. Não faça de modo algum, a auto medicação, pois isso pode agravar a sua situação e lhe trazer danos irrecuperáveis.

Prevenção contra o lupus.

O lupus é uma doença que surge a partir da falta de bons hábitos, em vários segmentos da vida. Isso não é uma lei. Em alguns casos pode ser uma fatalidade, mas, a prevenção pede:

Dietas saudáveis: Bons hábitos alimentares são fundamentais. Você deve comer todas as substancias necessárias, porem em quantidades certas.

Exercícios: Muitas pessoas machucam as articulações pelo excesso de exercício, porém, não fazer nada, ao invés de guardar, também atrofia seu corpo. Praticar exercícios regulares em com intensidade controlada é fundamental para o não aparecimento do lupus.

Vícios: Vencer o tabagismo e o alcoolismo são dois passos fundamentais para portadores de lupus e também para pessoas que não querem ser portadores da doença.

Protetores solar: O sol também expõe muito a pessoa. Sempre que for trabalhar ou ir a praia, leve junto seu chapéu e protetor. Mas não esqueça-os na bolsa. Use-os.

A internet hoje é uma importante ferramenta para as pessoas. Existem muitos textos legais que alertam para um vida saudável. Se você quer saber mais sobre a lupos e interagir com portadores da doença, visite o site Viva Bem com lupus. O endereço é

Gostou desse post do Proproção de Vida. Indique mais temas de seu interesse para novas postagens.

Veja algumas reportagens sobre a doença.





Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!