quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Cuidados para prevenção de problemas pulmonares





Toda criança vive uma constante fase de desenvolvimento. É nesse período, desde o nascimento até o final da adolescência, que muitos cuidados devem ser tomados quanto a alimentação, estrutura corporal e educação dos jovens


Dentre os órgãos fundamentais, os pulmões fazem parte. Eles são os responsáveis pela interação sistema corrente sanguínea, através da respiração.



Em virtude disso, são parte que necessita cuidados preponderantes, para que a criança se torne um adulto saudável e com ótimo preparo.

Foi por isso que, baseado em informações divulgadas no site SEGS, o Proporção de Vida elabora um relatório de cuidados para o pulmão. Fique atento.

Não é possível falar em pulmão sem lembrar do cigarro. Ele é o principal vilão desse órgão em virtude das inúmeras substâncias tóxicas que afetam as pessoas. O cigarro, além de prejudicar ao fumante, ataca as pessoas ao redor. Segundo várias pesquisas, a fumaça do cigarro faz mas mal para os não fumantes, do que para fumantes, caso todos estejam no mesmo cômodo da casa. Em relação as crianças, esse mal é mais evidente, podendo causar asma, bronquite, dentre outras, fazendo a criança se desenvolver com problemas respiratórios crônicos.

Primeiros cuidados quanto a problemas pulmonares

Os primeiros cuidados iniciam ainda na fase de gestação. As mães precisam fazer os pré natais de forma segura. Evitar o tabagismo, o alcoolismo e ainda, não permanecer em locais poluídos ou abusar de qualquer item. Uma gravidez deve ser norteado por equilíbrio em todos os setores pessoas, alimentação, exercícios, stress, etc.


Após o nascimento, o primeiro grande bem do bebê é o leite materno. Algumas mamães não conseguem suprir as necessidades dos filhos. Nesse caso, a melhor saída é recorrer ao banco de leite do seu município. Se lá não tiver, procure por alguém que também tenha tido filhos recentemente e compre. O leite em pó deve ser a última opção na ausência do leite materno. Essa deve ser a base da alimentação da criança até os seis meses.

Cuidados pulmonares com crianças e adolescentes

A medida que as crianças vão crescendo e, os pais precisam trabalhar, muitas são deixadas em creches ou matriculadas em escolas. No entanto, apesar dos pais não estarem presentes, eles não podem ficar longe do convívio escolar. Caso saibma de alguma virose ou doença causada por bactérias assolar muitos alunos, mas vale deixar seu filho em casa. As aulas ele poderá repor, mas em se tratando de saúde, nem sempre podemos retornar a ser o éramos.

Com esse crescimento, a carteirinha de vacinas também precisa estar completa.

Principais doenças do pulmão

Dentre as doenças pulmonares com maior incidências, estão broncopulmonar (um distúrbio pulmonar crônico), pneumonias e desconforto respiratório adaptativo.

Após os 28 dias de vida: bronquiolite, pneumonia, sibilância recorrente e tuberculose são as mais comuns.

Para evitar conhecer mais doenças, a prevenção é a melhor saída. Este texto, foi apenas informativo. Quando você tiver problemas de saúde, seja ele pulmonar ou não, a melhor saída é sempre procurar um especialista de confiança. Ele que lhe indicará os melhores caminhos.

Gostou do posto do Proporção de Vida? Deixe seu comentário e indique mais temas de seu interesse.


Nenhum Comentário :(



Faça seu comentário!